sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Ideal X Real - #MomentodeReflexao

Na Psicologia, especialmente na abordagem Lacaniana – onde o REAL corresponde ao externo, todas as vivências do sujeito e o IDEAL ao que o sujeito é, com qualidades e imperfeições, é preciso cautela para lidar com essa ambiguidade.
Na verdade, essas contradições, são inerentes ao sujeito e constituem o fundamento da obra de Lacan.
Por si só, esses conceitos Psicanalíticos já são um “fardo” pesado demais para qualquer um e nos dias atuais isso tudo vira uma sobrecarga, onde os objetivos impostos pela sociedade são ainda mais elevados e consequentemente causam uma frustração enorme.
Um fator que contribui para aumentar ainda mais esse fato é a tendência do sujeito em adquirir bens materiais para satisfazer seu desejo de TER, relacionando a felicidade a fatores externos, tais como: celular de última geração, carro do ano, já não basta ter casa, é preciso que tenha piscina, área de lazer e tudo aquilo que possa ser exibido publicamente. Isso sem mencionar nos silicones, nos alongamentos, no botox, ...
Ao sujeito saudável, resta apenas buscar o equilíbrio psíquico, aceitar suas limitações e compreender que elas não são sinônimos de fracasso...e sim o 1º passo para o desenvolvimento pessoal!



2 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Sil!
    Não ignora mesmo... quem te quwer bem de verdade... é pena que tenha quem desperdice amor fraternal!
    Seja abençoada e feliz!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Amiga, muito boa sua postagem. O ser humano dotado da razão perfeita, não significa dizer que esteja eternamente livre de um desequilíbrio psíquico. São diversos fatores e situação que podem acarretar um desequilíbrio. Marclei Barbosa Santiago, escreveu o seguinte:

    O desequilíbrio psíquico é um dos males que assolam a humanidade e de que ela mais sofre. É um fenômeno psíquico comum e ocorre com frequência muito maior do que as criaturas imaginam e compreendem. Esse tipo de perturbação se cria através do mau hábito da repetição contínua de pensamentos, sentimentos e ações negativas. As baixas vibrações de pensamentos criam distúrbios psíquicos se intensas e repetitivas.
    Refletir sobre esse tema, é de suma importância. Parabéns! Tenha um domingo de muita paz. Abraços

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e comentário!!!