terça-feira, 22 de agosto de 2017

BC RAIO-X Nº 40 - FOLCLORE

Olá participantes da BC RAIO-X:
Sem imaginar que no dia 22 de agosto se comemora o dia do FOLCLORE, eu comecei a elaborar o post de hoje.
Como a publicação vai ao ar justamente no dia do Folclore e a última pergunta está relacionada a esse assunto, segue uma introdução sobre o tema:
A data de 22 de agosto, marca o dia em que a palavra FOLCLORE foi usada pela primeira vez em um artigo do arqueólogo William John Thoms, para o jornal londrino "O Ateneu", em 1948. O termo tem origem saxônica "folk", que significa povo e "lore", que significa saber. No Brasil, a palavra adaptada, tornou-se folclore e passou a representar a sabedoria popular.

Seguem as 3 perguntas de hoje:
  1. Qual sua ideia sobre um dia de diversão?
  2. Participaria de um reality show?
  3. VOCÊ é supersticioso?
1) Encaro diversão em 2 sentidos: se for, por exemplo, num dia chuvoso, então diversão significa encontrar algo para me distrair. Nesse caso, um livro, assistir um filme debaixo das cobertas, comendo pipoca, já são suficientes. Agora se for um dia ensolarado, aí para garantir a diversão, programas ao ar livre são bem-vindos.
2) Provavelmente NÃO. Conviver com pessoas é uma arte, que exige tolerância, respeito e educação e que são virtudes nem sempre presentes num reality show. As pessoas que participam, geralmente estão apenas em busca do prêmio e não estão dispostas a ter relações cordiais. O confinamento já é difícil, e sem ter a política da boa vizinhança, fica impossível manter a harmonia.
3) No Dicionário Priberam, superstição significa: Sentimento de veneração religiosa, fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres ou a uma confiança em coisas ineficazes. Então, especificamente, nesse significado minha resposta é NÃO. Porém, há algumas "crendices" populares, que mesmo sendo sem sentido, eu evito. Por exemplo: não curto passar embaixo de escadas, tomo cuidado pra não quebrar espelhos, abrir guarda-chuva dentro de casa, colocar minha bolsa no chão. Entretanto, tem outras que eu faço: pular 7 ondas no 1º dia do ano, fazer pedido ao ver uma estrela cadente.
E aproveitando a referência desta data, finalmente coloquei no ar as fotos do FESTIVAL FOLCLÓRICO. Ficarei muito feliz em receber a visita de vocês lá na postagem...

5 comentários:

  1. Blog é cultura e foi bom lembrar a data! Gostei de tuas respostas! Linda semana,beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua postagem e as respostas também! Eu jamais participaria de um reality show, exposição desnecessária em busca de matéria...
    Eu tenho algumas superstições como você, não passo embaixo de escadas e não deixo meu chinelo virado! rsrsrs
    Fica com Deus, beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde querida amiga Sil!
    Gostei das suas respostas e você nunca mudou pois sempre foi sincera e nos disse o que gostava de verdade...
    Por outro lado você sempre primou pela delicadeza no trato para comigo e sempre a vi como uma ótima referência em termos de alegria em se tratando de viver...
    Ontem marcamos um cruzeiro e me lembrei de que me disse, um dia, que eu seria um ótima ótima companhia... rs... pois é, por este motivo, vou acompanhar duas idosas de 81 e 85 respectivamente... é uma nova missão que Deus me concede... Ele inova visto que algumas coisas que eu desejaria são impossíveis ou não foram feitas para mim... Quiça?
    Cortesia e fino trato são importantes para mim também, de grosseria andamos todos super lotados...
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana, um bom fim de noite amiga.
    Muito boa sua introdução com partilha desta informação cultural.
    Respostas perfeitas amiga com seu estilo de ser.
    Que a semana esteja boa e bela para voce.
    Um abração com carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana,
    Ótima lembrança, agora que as crianças cresceram certas datas passam despercebidas por aqui, e é sempre bom ser lembrada com tamanha informação.
    Gostei muito de conhecê-la mais um pouquinho. Também amo ficar em casa assistindo filmes, já já vou pra debaixo das cobertas fazer isso.
    As pessoas estão muito impacientes e intolerantes umas com as outras e num confinamento visando um prêmio piora tudo.
    Você é a segunda pessoa que visito hoje e leio sobre o guarda-chuvas dentro de casa, vou pesquisar, pois não lembro mesmo, e sempre deixava e ainda deixo.
    Grande beijo e desde já um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e comentário!!!