Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

domingo, 6 de abril de 2014

SINOPSE SEMANAL Nº 19

A participação da VERENA, na Semana Colorida, merece ser compartilhada.
O tema proposto pela Anne, foi APRENDER e a frase final do post da Verena, resume a essência que diferencia o aprendizado humano do animal:
"O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora." (Demócrito)



Essa semana, o AUGUSTO, tocou num ponto que eu creio ser fundamental para a espécie humana = ALIENAÇÃO.
No post ele traça um paralelo entre a idolatria e a crença em objetos que podem trazer sorte, como o I Ching, Quiromancia, Búzios, Tarô e Horóscopo. Abaixo, apenas um recorte do post:
A tentativa de reduzir a humanidade em apenas doze categorias de pessoas, como pretende o horóscopo comum, tão arraigado numa cultura que insiste em ser conservadora, fútil e alienante, obtém algum sucesso na medida em que as pessoas admitem possuir as características atribuídas a cada signo e pautar sua conduta e escolhas de acordo com suas orientações, transferindo, assim, a capacidade de optar e anulando passivamente sua individualidade e vontade. É como se a humanidade se restringisse a doze espécies de rebanhos: os cancerianos são assim, os taurinos são assados e os leoninos são assim e assados etc. e tal.
Na minha opinião, quando transferimos para alguém qualquer decisão, nos colocamos numa posição passiva.
E sendo assim, fica fácil acreditar que se algo der errado, não temos a menos responsabilidade pelas consequências e portanto estamos isentos de culpa.
Ledo engano!!!
Somos os únicos responsáveis por nossos atos e destino.
Além de sabedoria, é preciso maturidade pra compreender isso e aceitar que a responsabilidade pela vida (boa ou ruim) é exclusiva de cada ser humano.



LUMA deu uma super dica, nesse POST. Trata-se de um livro bacana, recheado de ilustrações acompanhadas de poesia. Indicado para todas as idades e por leitores ávidos pelo conhecimento.
Uma dos versos que eu mais gostei foi esse:
"Se eu fosse um livro,
Mesmo sem gostar de proibir,
Eu proibiria a palavra ignorância."




Leve-me com você!
ALÊ prorrogou o prazo pra quem tem interesse em participar da coletânea de contos, crônicas ou poesias sobre a violência contra a mulher.
O novo prazo é dia 20 de abril e para maiores informações, acesse esse LINK.



Por último, mas não menos importante, fiquei imensamente FELIZ com os comentários que recebi no meu post Promessas de Casamento.
Como escreveu o AUGUSTO, o texto é perfeito, mas cada comentário contribuiu para complementar o post.
Agradeço aos amigos: 

16 comentários:

chica disse...

Prato cheio aqui hoje! Adorei as indicações e li quase todas. As outras, ainda chego lá! beijos, lindo domingo! chica

Calu Barros disse...

Tuas indicações são imperdíveis, Sil.O leque aqui está intenso e convidativo.Irei visitar quem falta para completar o cenário semanal.
Dias luminosos pra vc.
Bjos,
Calu

Augusto Sperchi disse...

Olá Silvana! Bom dia!
Às vezes, perdemos a oportunidade de apreciar as postagens de outros blogueiros pela falta de tempo e de atenção, mas sua iniciativa de fazer uma sinopse semanal nos alerta sobre essas perdas e as recuperamos de certa forma. Adorei suas indicações e muito obrigado por citar meu texto sobre a alienação.
Não abro mão da qualidade das postagens e uma sinopse indicando os melhores textos nos incita a visitá-los e apreciá-los. é o que farei em seguida. Como disse a querida Chica: "Prato cheio"!
Um belo domingo!

Denise Kirsch Oliveda disse...

Vou já conhecer o blog do Augusto, gostei do assunto! Obrigada, sinto-me feliz por ter contribuído de alguma forma com seu post!
Beijinhos Silvana,
Denise - dojeitode.blogspot.com

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Quase todo mundo já é meu amigo aqui nesta relação... que bacana!!!
Espero encontrar vc na prorrogação da Alê... rs...
Continue sempre animada assim, que dá gosto visitar Vc...
Bjm fraterno e quaresmal

Clau disse...

Boa tarde Sil :)
Amei o conteúdo das indicações.
Como escreveu o Augusto, às vezes não apreciamos postagens de outros blogueiros por falta de tempo ou atenção.
Isso me acontece constantemente.
Mas a sinopse semanal nos permite ler postagens excelentes e de alto nível.
Hoje add um link de um texto que gosto muito, e depois fui perceber que o postei há exatamente 1 ano atrás!
Ótima semana pra vc :)
Bjs!

Meire disse...

Oi Silvana,

que legal a sinopse, é bom saber que tem tanta coisa boa acontecendo
na blogosfera e também ter a oportunidade de conhecer pessoas incríveis.

Bejim e ótima semana.

Silvana Haddad disse...

Chica:
Alguns amigos, temos em comum.
O bom mesmo é quando não conhecemos as indicações e podemos fazer novas amizades.
Ou quando perdemos algum post e aí temos a oportunidade de ver, com as dicas da sinopse, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Calu:
Muito bom saber que a sinopse tem sido útil e está proporcionando interação na blogosfera.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Augusto:
Nem sempre tenho tempo pra visitar todos os amigos.
Mas quando posso, não deixo passar as principais postagens que me chamam a atenção durante a semana.
E aí, faço questão de compartilhar meus achados, com os amigos.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Denise:
Você vai gostar muito do blog do Augusto, pois o que não falta por lá são postagem de qualidade.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Rosélia:
Vou me esforçar pra contribuir com a Alê.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Clau:
Isso também acontece comigo.
São muitos blogs e amigos pra visitar e o tempo nesse caso é nosso maior vilão, né.
Mas como sempre, te agradeço pela participação.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Meire:
Meu objetivo é exatamente esse, proporcionar interação na blogosfera.
Bjs.:
Sil

Anne Lieri disse...

Oi Sil! Lindos e bem merecidos os posts que escolheu essa semana!Blogs excelentes que merecem todo destaque!Eu não pude vir antes deixar meu link mas deixo agora e desejo uma ótima semana pra vc!

Silvana Haddad disse...

Anne:
Suas escolhas também foram de arrasar.
Como sempre, agradeço sua participação.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%